Índice inflacionário atrasa negociações com nutricionistas

A última base, mês de julho, é do Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo (SINESP). No dia 2 de junho, aconteceu a primeira reunião entre as comissões de negociações dos patronais e laborais, na sede do SINDERC SP, quando foi analisada a pauta de reivindicações da categoria. Como na ocasião não se tinha ainda a definição de índices previstos de reajuste dos salários, a reunião foi remarcada para a segunda quinzena de julho. Entretanto, decidiu-se que em função das circunstâncias socioeconômicas do País, neste ano não seriam alteradas as cláusulas sociais.

No dia 15 de julho, já conhecido o INPC, as cláusulas econômicas baseadas nesse índice foram base para uma nova tentativa de acordo, também em reunião na sede do SINDERC, sintetizado abaixo:Iniciados os trabalhos, foi apresentada a proposta do sindicato patronal, após a contraproposta do sindicato laboral e, após exaustivos debates, as partes alcançaram a seguinte composição:

Proposta do SINDERC SP:

-Piso até 18 meses de formação – R$ 2.149,57 (9% de reajuste).
-Piso para profissionais com formação acima de 18 meses – R$ 2.561,59 (9%)
-Salários até R$ 3.995,53 – reajuste de 8%.
-Salários superiores a R$ 3.995,43 – parcela fixa de R$ 319,63.
-Auxílio alimentação (cesta básica): R$ 125,00.
-Mudança da data base para junho de 2016.
-Manutenção das demais cláusulas de convenção anterior.

Proposta do SINESP: :
-Piso até 18 meses de formação – R$ 2.149,57 (9%).
-Piso para profissionais com formação acima de 18 meses – R$ 2.561,59.
-Salários até R$ 3.995,43 – reajuste de (9%).
-Salários superiores a R$ 3.995,43 – parcela fixa de R$ 319,63.
-Auxílio alimentação (cesta básica): R$ 125,00.

Após apresentação das propostas, os representantes do sindicato laboral informaram que submeteriam a proposta patronal à apreciação da categoria durante assembleia. Até o fechamento desta edição os sindicatos não estiveram de acordo e daremos notícias no próximo número.
Índice inflacionário atrasa negociações com nutricionistas.